Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Luciana Silva da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma proposta didática para a alfabetização de crianças a partir de cantigas de rodas e confecção de brinquedos
    (2014-12-19) SILVA, Luciana Silva da; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469
    Este trabalho apresenta um estudo realizado de elaboração e execução de uma proposta didática para a alfabetização de crianças a partir da ludicidade desenvolvidas por cantigas de roda e jogos didáticos. A proposta foi desenvolvida para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma classe com 20 alunos, de uma escola pública estadual, localizada em Belém-PA. A proposta didática está fundamentada na função do brinquedo e do lúdico na formação da criança, conforme Vygotsky e outros autores. A metodologia da pesquisa envolveu observação da prática, registros escritos e fotográficos que foram analisados com a intenção de investigar se essa proposta contribuiu para a aprendizagem da leitura e escrita desses alunos. As etapas metodológicas da proposta didática foram as seguintes: (1) roda de conversa sobre as cantigas que as crianças conheciam; (2) escrita no quadro da letra de uma das cantigas pela professora/estagiária; (3) leitura pela criança silenciosamente; (4) leitura da letra da cantiga em voz alta; (5) audição da cantiga em uma caixa de som; (6) canto em coro associando fala à escrita; (7) escrita do texto da cantiga de memória; (8) ilustração com desenhos associados ao texto escrito; (9) confecção de um livrinho com a cantiga escrita pela criança; (10) atividades com jogos didáticos produzidos com as palavras extraídas das cantigas; (11) confecção de brinquedos com materiais reciclados. Desse modo, a turma organizou um acervo de textos a partir de cantigas a serem lidos e explorados nas práticas de alfabetização, uma vez que as palavras das cantigas foram exploradas também em atividades como o bingo de letras e de palavras, proporcionando o estudo de letras, palavras e análise linguística, de forma significativa para a criança, a partir de um repertório conhecido. Com este trabalho entende-se que o trabalho com cantigas e a confecção de brinquedos, devido sua ludicidade, peculiar à cultura infantil, pode contribuir com um modo mais motivador para se aprender a ler e escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se constituindo em uma alternativa para elaboração de propostas didáticas nesta perspectiva.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA