Navegando por Autor "SILVA, Joedila Felipe da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de computação algebrica aplicada ao ensino de Ciências(2024-06-19) SILVA, Joedila Felipe da; BRAGA, Aline Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0260000901655507; https://orcid.org/0000-0002-5998-6615; BRAGA, Alessandra Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7611599930837576; https://orcid.org/0000-0001-9880-5648Este trabalho, qualitativo e teórico, versa sobre Uso De Computação Algébrica Aplicada Ao Ensino De Ciências com a utilização de software Maxima como uma ferramenta tecnológica eficaz no ensino de Ciências. O presente trabalho tem objetivo introduzir noções e comandos básicos do software Maxima para auxiliar e estimular alunos e professores em sala de aula e aplicá-las em diversos contextos de ensino de ciências. O trabalho de curso apresenta- se em formato de livro o qual foi organizado do seguinte modo: introdução ao software, instalação do programa no computador e/ou celular e noções de como manuseá-lo; entendimento sobre a utilização de funções básicas, manipulações gráficas e animações em formato GIF da referida ferramenta; e a aplicabilidade da ferramenta no ensino de ciências destacando exemplos práticos de aplicação do Maxima em atividades de ensino de Ciências/Física, com o intuito de resolver alguns problemas de Física, abordando assuntos sobre como cinemática e dinâmica de Newton, posição, velocidade média, força, aceleração, trabalho e energia, demonstrando a praticidade e eficácia nas soluções, como forma de despertar o interesse de estudantes e professores interessados em compreender sobre a sequência lógica da Computação Algébrica CA aplicada ao ensino de Ciências. Conclui-se que o uso do software Maxima no ensino de Ciências/Física são de grande auxilio na construção do conhecimento uma vez que, melhora a compreensão dos conhecimentos tecnológicos aplicados ao ensino de Ciências e facilitam o aprendizado acadêmico.