Navegando por Autor "SILVA, Hudson Pantoja da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem(2019-06-12) SILVA, Hudson Pantoja da; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703O presente trabalho visa refletir sobre a importância e contribuição da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nele estão envolvidos, contribuindo para a formação integral da criança. Neste trabalho utilizaremos algumas concepções de afetividade e algumas considerações sobre Educação Infantil. Como fundamentação teórica nos embasamos em alguns teóricos relacionados ao assunto, como Vygotsky (1998), Piaget (1996), Monte-Serrat (2007), Davis e Oliveira (1994), Cazaux (1995), entre outros. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de observações de campo e entrevistas com os participantes da pesquisa. Os resultados do estudo mostraram que: 1- Ainda com existência de professores empenhados em dar uma aula para além da transmissão de conhecimentos científicos e que consideram importantes os conhecimentos culturais e regionais, nutou-se que ainda há muito por desenvolver em relação a esse viés educacional. 2- Não há como negar a ligação entre a afetividade e a aprendizagem, pois na escola a criança se relaciona, emocionalmente, com os todos os indivíduos que fazem parte do sistema de ensino/aprendizagem, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de resgatar este tema na ação pedagógica como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. 3- Mesmo com todos os problemas que este estudo verificou, pode-se afirmar que é possível o estabelecimento de boas relações entre professor-aluno, escola-comunidade e aluno-aluno.