Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Gelta Sousa da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Escolarização de um estudante cego em classe de ensino comum em turma do Ensino Médio
    (2023-06-29) SILVA, Gelta Sousa da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Durante muito tempo o ato do ensinar e do aprender matemática vem se transformando e se readaptando de acordo com as necessidades socioeducacionais contemporâneas. No entanto, mesmo diante de tantas mudanças, ainda é fácil detectar que uma significativa massa de estudantes, tem muita dificuldade em compreendê-la. Nesse contexto, nos questionamos: como será a escolarização de um estudante com necessidade especial? O presente estudo objetivou compreender o processo de escolarização de um aluno cego diante as interações matemáticas entre o Ensino Regular e Atendimento Educacional Especializado, tendo como foco, conhecer as dificuldades e as potencialidades de professores e alunos dentro da proposta de um ensino inclusivo e contribuir para que a inclusão seja de fato parte da realidade do aluno cego. Para levantamento das informações, inicialmente fizemos uma pesquisa bibliográfica, e posteriormente, realizamos entrevista, com professores e um aluno cego, na perspectiva de levantar informações acerca das dificuldades e possíveis potencialidades para a inclusão de um aluno cego e sobre a formação de professores de matemática que não condizem com as necessidades atuais de inclusão. Os resultados desta pesquisa possibilitaram compreender como a inclusão de um aluno cego depende de muitos fatores essencialmente indispensáveis para o êxito educacional. Contudo, esta pesquisa pode servir de embasamento para a realização de novas apreciações e também, para que as instituições busquem cada vez mais garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem em prol da inclusão de todos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA