Navegando por Autor "SILVA, Dhiuly Anne Fernandes da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento de competências dos enfermeiros do Hospital Universitário João de Barros Barreto(2018) SILVA, Dhiuly Anne Fernandes da; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953Considerando o problema de pesquisa: Quais as competências necessárias ao enfermeiro do Hospital Universitário João de Barros Barreto? Definidas estas competências, há lacunas? Este estudo teve por objetivo: mapear competências descritas em rol de competências individuais de enfermeiros do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Tratando-se de um estudo de caráter qualitativo e quantitativo. A abordagem qualitativa foi oportunizada pelo projeto de extensão: “Introdução de ferramentas estratégicas a gestão do pessoal de enfermagem”, que se traduziu no delineamento do rol de competências, o qual foi um movimento necessário para o alcance do proposito final deste estudo, o qual é de caráter quantitativo. O mapeamento buscou identificar o grau de atendimento, a partir da autoavaliação dos enfermeiros efetivos do HUJBB, em relação as competências descritas no Rol. Para tanto, empregou-se o método da pesquisa-ação, que orientou as decisões de um grupo de pesquisa desde a construção do rol até o mapeamento das competências. Na coleta de dados que concerne a construção do rol, empregou-se: grupos focais, entrevistas individuais e questionários para confirmar a importância das competências identificadas. Para obter dados referente ao mapeamento, o questionário, foi a técnica empregada para obter a autoavaliação dos enfermeiros. Como resultado quantitativos apresenta-se o delineamento que deu estrutura ao rol de competências individuais, que é justificado com “falas” dos servidores enfermeiros. A partir dos dados quantitativos percebe-se, através da validação estatística, maior valorização das competências gerenciais em detrimento das demais; e através do mapeamento obteve-se autoavaliação que corresponde ao “excelente desempenho” com algumas exceções percebíveis diante das competências: “Desenvolver/Aplicar Pesquisa”, “Dimensionamento da Equipe”, “Educação em Saúde” e “Preceptoria” que foram assinaladas como “não desempenhadas” e “pouco desempenhadas”; e das competências: “Sistematização da Assistência de Enfermagem” e “Tomada de Decisão” que foram reportadas com discreto “baixo desempenho”.