Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Cleiziane Silva e"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências socioculturais de crianças e a educação infantil da escola Raimundo Sarges da Rocha, rio Guajará de Beja, Abaetetuba (PA)
    (2025-09-23) SILVA, Cleiziane Silva e; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho discorre sobre educação e a cultura como aspectos potentes no que se refere à valorização e o reconhecimento de grupos sociais e étnicos como é o caso dos povos das águas, refletindo sobre as experiências socioculturais de crianças e a educação escolar a nível de Educação Infantil desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Raimundo Sarges da Rocha, localizada no Rio Guajar· de Beja, Abaetetuba (PA). O estudo objetiva estudar as experiências socioculturais da comunidade ribeirinha em relação as práticas educativas da Educação Infantil (turma do período II), na referida escola. Trata-se de uma pesquisa na abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica e de campo, nessa última utilizamos a observação participante, entrevistas e a fotografia. Como resultados, apontamos que as vivências infantis estão intrinsecamente ligadas ao rio, à natureza, às brincadeiras, ao trabalho familiar e às práticas comunitárias, compondo uma cultura infantil própria, mas que pouco dialoga com a educação escolar das crianças. Ainda, ficou nítido que o currículo escolar se mantém marcado por uma perspectiva urbanocêntrica e padronizada, distanciando-se da realidade local e desconsiderando os saberes. Como aspecto positivo, destacamos, a prática educativa da professora que encontra brechas em diálogo às especificidades do território e as experiências socioculturais das crianças e de suas famílias, e dessa forma busca promover um processo educativo coadunado com vínculos identitários e dinamizado por momentos prazerosos e de enriquecimento às suas vidas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA