Navegando por Autor "SILVA, Cleisiane de Vilhena"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa(2019-03-13) SILVA, Cleisiane de Vilhena; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621O presente trabalho foi escolhido a partir de minhas observações da educação dos surdos realizadas durante a prática de estágio em uma instituição municipal de educação infantil e fundamental do município de Abaetetuba no Estado do Pará, onde pudemos perceber as variâncias que a escrita dos surdos tem em relação à língua portuguesa, a chamada interlíngua. O trabalho objetivou analisar como se dá o processo educacional dos surdos no contexto de sala de aula. O foco central da pesquisa é a interlíngua, isto é, a influência da LIBRAS na escrita da Língua Portuguesa do aluno surdo. Para a elaboração deste trabalho, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que serviu de subsídio e alicerce para este trabalho. Entre os principais achados desta pesquisa destaca-se que a educação inclusiva é um construto que precisa ser alicerçado e que a LIBRAS como língua materna dos surdos tem suas características e que modificam a escrita e percepção destes, mas que se torna um eficiente meio de comunicação com o mundo externo. Acreditamos que analisar as questões que cercam a cultura surda é de extrema importante para que estes possam interagir na sociedade em que estão inseridos.