Navegando por Autor "SASAKI, Tatiana Rie"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do domínio: estudo sobre o termo “Informação Ambiental” na Base de Dados em Ciência da Informação(2025-09-11) SASAKI, Tatiana Rie; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A pesquisa tem como intuito mostrar, por meio da análise bibliométrica, as abordagens sobre o termo Informação Ambiental das publicações da Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci). Como objetivo geral, observa as produções científicas na temática estudos sobre Informação Ambiental no contexto da Ciência da Informação na Brapci. Como objetivos específicos, descreve as abordagens teóricas sobre o que é Informação e Informação Ambiental; mapeia os principais autores e publicações que abordam o termo “Informação Ambiental”; identifica os significados atribuídos ao termo “Informação Ambiental” ao longo do tempo; e classifica as abordagens teóricas associadas ao conceito de Informação Ambiental. Tem como processo metodológico abordagem quali-quantitativa, articulando a análise estatística com a interpretação qualitativa dos resultados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja finalidade é identificar e examinar como o termo “informação ambiental” é abordado no contexto da Ciência da Informação, a partir das publicações indexadas na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) dos períodos de 1981 a 2024. Segue como técnica de análise a Análise de Domínio, a partir dos estudos históricos e os estudos bibliométricos. Como resultados, foram feitas as análises nas 42 publicações da Brapci sobre o termo “Informação Ambiental”, apresentando os autores; anos; instituições e locais de origem; palavras-chave e citações, como também as definições e as categorizações de significados a respeito do termo referido. Conclui-se que o conceito de Informação Ambiental nas publicações da Brapci se apresenta de forma conceitual abrangente, sendo assim, se faz necessário conceituá-la com definições mais específicas dentro da área do conhecimento em questão.