Navegando por Autor "SARGES, Wanderson Ribeiro"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção ambiental de professores do ensino fundamental de escolas do município de Breves, ilha de marajó, Pará(2018-02-02) SARGES, Wanderson Ribeiro; COSTA, Chirla Miranda da; http://lattes.cnpq.br/6172435058557264A falta de conscientização ambiental vem crescendo consideravelmente, isso é perceptível no município de Breves-Pará. Com isso fez-se necessário um estudo para traçar um perfil dos professores sobre Educação Ambiental e saber de que modo o tema está sendo trabalhado nas escolas. A pesquisa é de cunho quali-quantitativa e busca investigar “Quais as percepções de professores do ensino fundamental acerca da temática ambiental, mais especificamente no que diz respeito ao lixo?”. E o objetivo geral foi identificar e analisar as percepções ambientais dos professores, destacando a questão do lixo. O presente trabalho foi realizado com dezesseis professores do corpo docente de três escolas da rede municipal de ensino do município de Breves, Pará. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário contendo dezesseis questões abertas e fechadas com temas relacionados ao meio ambiente, lixo e sociedade. Foram pesquisados temas como: as concepções de meio ambiente e consciência ambiental na visão dos professores, os meios de comunicação e eventos os quais buscam informações sobre meio ambiente, se trabalham os temas relacionados à educação ambiental com os alunos e as dificuldades encontradas e estratégias adotadas, a questão do lixo no município e nas escolas, dentre outros temas relacionados. A análise das respostas se deu por meio da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a percepção ambiental dos professores ainda está ligada ao tradicionalismo sobre as concepções e cuidados como meio ambiente, a maior parcela dos docentes diz trabalhar os temas em educação ambiental com seus alunos, porém não apresentam estratégias do como trabalhar os temas. Há a necessidade de parcerias entre o poder público e instituições, para que a educação ambiental possa ser difundida em toda a sociedade.