Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Viviane Barbosa dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada
    (2015-04-17) SANTOS, Viviane Barbosa dos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O presente trabalho analisou as ideias sobre Ciência e Atividade Científica de alunos recém-ingressos em um curso de licenciatura. Como opção metodológica, foi utilizado o método misto de pesquisa. Como instrumentos para a coleta de informações aplicou-se o teste de evocações de palavras, a produção de desenhos e a realização de entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se as abordagens contemporâneas da educação científica envolvendo a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Sobre os resultados, observou-se que, em geral, a maioria dos sujeitos apresentaram indícios de todas as visões deformadas da Ciência como expõe Cachapuz et al. (2005). Nos desenhos realizados, bem como na explicação sobre eles, identifica-se, que a visão de ciência mais expressivas foram as visões Empiro-indutivista e Ateórica, Individualista e Elitista, Descontextualizada, além do grupo denominado de outros que apresentou um conjunto amplo das visões deformadas. As implicações de tais concepções, como equívocos e generalizações, podem aparecer e influenciar a prática pedagógica dos futuros professores, bem como se perpetuar no processo de aprendizagem e significação da Ciência de seus alunos. Logo, é imprescindível que os programas de formação de professores façam diagnósticos iniciais e contínuos sobre as concepções, aprendizagens e visões expressas pelo público que atendem. Oferecendo, também, subsídios necessários para que os mesmos tenham condições de fazer uma abordagem crítica e aplicada sobre suas práticas e crenças, de modo a discutir e apresentar o conhecimento científico e seu desenvolvimento, como processo e não apenas como produto final.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA