Navegando por Autor "SANTOS, Thaysa Danniela Siqueira dos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Extração de areia: impactos socioambientais no município de Vigia de Nazaré - PA(2024-10-21) SANTOS, Thaysa Danniela Siqueira dos; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429A extração de areia torna-se uma problemática ambiental a partir do momento em que se torna basilar para a produção de concretos para construção civil, industrial e outros. A dinâmica do mercado com a construção de casas e arranha céus faz desse recurso uma base a ser constantemente explorada na linha econômica, comum a outros minérios o mesmo tem seguimentos legislativos a serem seguidos por ser categorizar como uma atividade potencialmente poluidora, entretanto sua extração desordenada acarreta sérios impactos ambientais e sociais em torno da região, que gradativamente vai sentindo as consequências danosas no seu dia a dia. Este trabalho tem como objetivo analisar como a paisagem nas vilas Acapú e São Cristóvão são afetadas pela gestão ambiental nas atividades de extração mineral da areia no ano de 2023 no município de Vigia de Nazaré-PA. Localizado na zona costeira do estado do Pará, o mesmo possui reservas e afloramentos desse recurso natural adentro do seu espaço geográfico, que é constantemente explorado. Tenciona-se a respeito de qual a posição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acerca do caso, uma vez que esta é responsável pelo processo de licenciamento ambiental e fiscalização das jazidas em relação a essa discussão. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo. Como resultados, a pesquisa identificou sérios impactos socioambientais que baseiam a comercialização da areia, como exposição do solo, perda da biodiversidade local, assoreamento de córregos e inflamação de doenças resultantes da criação de lagos em decorrência da remoção do minério. Em resposta a SEMMA não dispõe atualmente de nenhum projeto de reversão dos impactos e encontra complicações acerca das fiscalizações.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A roterização do Estudo do Meio como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia na Socioeducação(2025-10-28) SANTOS, Thaysa Danniela Siqueira dos; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429O presente artigo analisa a aplicação do Estudo do Meio como metodologia ativa nas aulas de Geografia em medidas socioeducativas voltadas a adolescentes em privação de liberdade. A proposta foi desenvolvida por meio de aulas de campo realizadas em diferentes espaços da Região Metropolitana de Belém, no primeiro semestre de 2025, possibilitando aos socioeducandos da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa (PA) vivências que ultrapassam os limites físicos da escola. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas com o intuito de dialogar com autores que discutem o ensino de Geografia e o Estudo do Meio, estruturando um roteiro com etapas a serem seguidas durante a execução da proposta. Como resultados, a experiência revelou-se relevante ao articular ensino-aprendizagem com a apropriação de espaços urbanos historicamente negados às populações periféricas e de baixa renda, promovendo reflexões sobre desigualdades sociais, exclusão e violências estruturais. Observou-se que a metodologia contribuiu para a ressignificação do espaço urbano e para a reconstrução da autoestima, da cidadania e da dignidade dos adolescentes. Assim, considera-se o Estudo do Meio uma estratégia pedagógica viável na socioeducação, por potencializar aprendizagens significativas e fomentar a resistência frente às injustiças sociais e ambientais, reafirmando a educação como prática transformadora.