Navegando por Autor "SANTOS, Sulyane Palmeira dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores(2019-07-10) SANTOS, Sulyane Palmeira dos; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para com a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) com vista à inclusão de alunos público alvo da educação especial. Esta experiência ocorreu em uma escola pública de educação básica no município de Belém-Pa, no período de 2016 a 2017, vivenciada como bolsista do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE), vinculado ao projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses. A metodologia persiste no relato das atividades desenvolvidas e revisão bibliográfica dos temas pertinentes aos estudos sobre educação especial e a formação de professores. O PIBID proporcionou experiências excepcionais e, portanto, produtivas durante o processo de formação, dando aos bolsistas oportunidades de percepção, prática e reflexão sobre a importância e necessidade da formação com vista à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.