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Navegando por Autor "SANTOS, Robert Ronnald Soares dos"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O que pensam e fazem os professores da educação básica sobre o status da educação inclusiva no município de Breves, Pará
    (2019-12-05) SANTOS, Robert Ronnald Soares dos; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438X
    A inclusão e a permanência de alunos com deficiência no ensino regular ainda é um desafio para os professores gerado principalmente pela insuficiente formação profissional, estrutura e recursos. Ao considerar que o processo de aprendizagem acontece com a presença do professor e as metodologias que o mesmo utiliza em sala de aula, sendo ele um dos principais mediadores do conhecimento, se faz necessário que este profissional seja devidamente qualificado e capacitado para lidar com esses alunos e para que eles tenham um bom rendimento e desenvolvimento e assim possam dar continuidade aos estudos. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo investigar como os professores da rede de ensino do município de Breves, PA, atuam diante dos alunos com deficiência inseridos no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, da qual participaram cinco docentes e dois pedagogos de três escolas públicas de ensino fundamental do município de Breves. Para alcançar os objetivos da pesquisa, adotou-se como estratégia de coleta de dados a aplicação de questionários contendo onze questões abertas, na qual participaram. Através da aplicação do questionário obteve-se como resultado a percepção de uma parte dos professores e equipe de apoio que aprovam o fator inclusão, mas que ainda tem uma desmotivação para se trabalhar com a inclusão por não ter a sua disposição os recursos necessários. A permanência do aluno com deficiência no ambiente escolar do ensino regular é um grande desafio, tendo em vista os obstáculos que ainda precisam ser superados. É necessário existir todo um aparato que ajude o trabalho do professor para que este possa realizar um ensino significativo que ajude não apenas na inclusão, mas na aprendizagem significativa do aluno.
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