Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Raiane Rodrigues dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A formação do pedagogo para a atuação em ambientes não escolares: discursos de alunos cotistas do curso de Pedagogia, Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará
    (2022-12-28) SANTOS, Raiane Rodrigues dos; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Esse estudo analisa a formação do pedagogo para a atuação em Ambiente Não Escolares a partir dos discursos de alunos cotistas do Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O referencial teórico baseia-se em Libâneo (2001, 2010) para a discussão sobre a prática educativa em diversos contextos e Saviani (2012) para a incursão acerca dos aspectos históricos do campo da Pedagogia. Utilizamos Gonh (2010) para a discussão sobre educação não formal e o educador social e Jaccoud (2009) para as políticas de ações afirmativas. O estudo é de abordagem qualitativa, pois possibilita compreender o universo de significados sobre a formação do pedagogo para a atuação em contextos não escolares. Os participantes da pesquisa foram 06 (seis) alunos cotistas da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal, sendo 01 (um) cota racial, hoje, Cota Pretos, Pardos e Indígenas - PPI, 04 (quatro) cota escola e 01 (um) PSE I/Q - Processo Seletivo Indígena e Quilombola. Para a geração dos dados utilizamos o questionário com perguntas semiestruturadas, enviadas via WhatsApp por meio do link do Google Forms. Para a análise dos enunciados discursivos de alunos cotistas utilizamos a técnica da análise do discurso de base teórico-metodológica na Teoria da Filosofia da Linguagem em Bakhtin (2003), particularmente, na utilização dos conceitos de dialogismo. Os resultados do estudo revelam que a pedagogia tem um papel fundamental para a formação humana e social dos indivíduos nos diferentes ambientes que se desenvolve a prática pedagógica e concluímos que a formação do Pedagogo para a atuação do Pedagogo em Ambientes Não Escolares exige planejamento, didática e um processo de formação humana e social.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA