Navegando por Autor "SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2019-08-18) SANTOS, Maila Fernanda Rosa dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935A alfabetização concebida como um sistema restrito de aquisição relacionado a somente ao ato de decodificar e codificar, começa a sofrer críticas e inquietar professores, que passam a compreender que somente saber ler e escrever não é suficiente para que as pessoas possam dar conta daquilo que as práticas letradas na sociedade atual exigem delas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender como se organizam e se desenvolvem as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Júlia Quadros Peinado. Dessa forma, buscando conhecer a concepção de alfabetização que orienta as práticas de professores alfabetizadores e perceber em que sentido estas se aproximam ou se distanciam da perspectiva epistemológica do letramento, bem como se relacionam com a proposta curricular da escola. A pesquisa concentra-se em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, para coleta de dados empíricos utilizou-se observação participante e aplicação de questionário a duas professoras do ensino fundamental, sendo 1º e 4º anos. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que as práticas das professoras estão articuladas a proposta curricular da escola, no entanto, suas práticas ao mesmo tempo que se aproximam do letramento, tendem a se distanciar, pois, o modelo antigo de alfabetização, concentrado somente na leitura e escrita ainda é muito presente no contexto escolar.