Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Ingrid Marques dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Limites e possiblidades de desenvolvimento de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de educação física na escola de aplicação da UFPA
    (2019-12-10) SANTOS, Ingrid Marques dos; MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4788896363084189; https://orcid.org/0000-0002-3107-6847
    Este estudo tem por objetivo identificar limites e possibilidades de desenvolvimento de um aluno com Transtorno do espectro autista nas aulas de Educação Física da EAUFPA. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como sujeito um aluno do ensino fundamental I com transtorno do espectro autista. O aluno em questão pertence a uma turma regular do Ensino Fundamental I, na Escola de Aplicação da UFPA, no município de Belém-PA que é uma escola referência no município em educação básica, sendo a mesma de âmbito federal. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: a observação participante e a escrita de diários de campo por parte de 6 bolsistas do Programa Residência Pedagógica que atuavam na instituição e acompanhavam a turma na qual o aluno fazia parte semanalmente. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. O processo de intervenção foi realizado no período Outubro de 2018 a Setembro de 2019, no acompanhamento de duas aulas semanais de Educação Física regular de 50 minutos hora aula. Como resultado, o estudo, identifica que a atuação da professora se torna essencial nesse processo, pois a atitude acolhedora por parte da professora se torna um meio eficaz para que ocorra o processo de inclusão. A possibilidade de conhecer o aluno identificando suas potencialidades, pode gerar a criação de arranjos pedagógicos que auxiliem e tornem a aula de educação física mais atrativa ao aluno. A participação dos pais também é importante nesse processo, assim também como a escola em geral. No entanto o processo não é tão fácil assim, pois os níveis de autismo variam então não é possível deixar uma “receita” pronta de como incluir o aluno autista nas aulas, mas através de esforços em conjunto podemos aos poucos tornar possível esse processo de inclusão nas aulas de educação física.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA