Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Heloisa Rodrigues"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
    (2024-09-16) SANTOS, Heloisa Rodrigues; SANTOS, Luana Thaís Chucre dos; SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309
    Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licenciandos a fim de discutir o papel dos espaços não formais nas suas vivências escolares da Educação Básica e na formação dos mesmos. O método de investigação foi a pesquisa narrativa, utilizando os relatos memorialísticos produzidos no contexto da disciplina de “Estágio I: Espaços Não Formais” com uma turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará–Campus Bragança. Os relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados sobre os significados das experiências desses licenciandos em três categorias de análise: i) Identificação dos Espaços Não Formais, que apresenta e discute os tipos de espaços que os estudantes visitaram em seus anos escolares; ii) Contribuições para aprendizagem, em que discutimos o papel dos espaços não formais para o fortalecimento da relação teoria e prática, percepção da realidade, contextualização e maior engajamento e participação dos estudantes; iii) Contribuição dos Espaços Não Formais para escolha da carreira profissional, na qual evidenciamos o quanto as vivências nos espaços não formais puderam contribuir para despertar o interesse em cursar Ciências Biológicas. A partir das memórias escolares é possível perceber e reafirmar o importante papel que os espaços não formais desempenham na vida escolar dos estudantes e sua forte contribuição nos processos de educação científica e formação social e acadêmica.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA