Navegando por Autor "SANTOS, Andrea Batista dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e autismo: práticas pedagógicas em dançaterapia para a motivação das relações sociais e interpessoais de crianças autistas(2018-07-17) SANTOS, Andrea Batista dos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014O presente trabalho tem por objetivo socializar os resultados de uma pesquisa bibliográfica referente às práticas pedagógicas em Dança, a fim de contribuir para as relações sociais e interpessoais de crianças autistas, na qual procurei responder a seguinte questão: De que maneira pode-se utilizar a dança como prática pedagógica para a promoção das relações sociais e interpessoais de crianças com autismo? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, a qual aborda trabalhos de pesquisadores/autores como Cornelsen (2007), Cunha (2010), Figueira (2018), Fux (1983; 1988) e Padilha (2008). Os resultados indicaram que as possibilidades de utilização da dança na educação de crianças autistas são muito promissoras, já que a criança autista necessita ser estimulada, principalmente, através da visão e é neste contato que a Dança interfere, de forma positiva, na sua interação com o outro. Através do reconhecimento de seu corpo e do corpo do outro, a criança autista passa a compreender que o contato não se deve apenas a uma forma de necessidade, mas também a algo que lhe traga felicidade, satisfação, equilíbrio emocional e várias outras manifestações sinestésicas que sua identidade autística, infelizmente, não lhe permitiria compreender sem a mediação, neste caso, da Dançaterapia.