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Navegando por Autor "SANTOS, Alexandre da Silva"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ginástica e inclusão nas produções acadêmicas de 2012 a 2021
    (2022-07-26) SANTOS, Alexandre da Silva; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900; https://orcid.org/0000-0002-6717-2013
    Em face da importância da ginástica enquanto manifestação da Cultura Corpora e do reconhecimento da importância da inclusão nas aulas de Educação Física, o presente estudo traz como foco de investigação a relação entre a Ginástica e o processo de inclusão de pessoas com deficiência, problematizando: Quais as possibilidades do ensino da ginástica no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física? Dessa forma seu objetivo principal é analisar as produções acadêmicas sobre ginástica e inclusão de pessoas com deficiência publicadas no período de 2012 a 2021. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura, onde se analisou as produções cientificas publicadas entre os anos de 2012 a 2021, presentes na base de dados Google Acadêmico, que tratassem da prática de inclusão de pessoas com deficiências por meio da ginástica. Foram encontrado 13 (treze) trabalhos, onde 7 (sete) foram artigos apresentados em congressos, 3 (três) foram artigos publicados em revistas e 3 (três) foram trabalhos de conclusão de curso. A produção academia investigada revelou que a relação entre ginástica e inclusão ainda carece de mais estudos. Por outro lado, os estudos analisados apontaram que a ginástica abordada sob a ótica da inclusão promove o desenvolvimento dos aspectos motores; melhora o equilíbrio do seus praticante, podendo diminuir o risco de queda; promove a interação e o desenvolvimento de relações afetivo-sociais; o convívio com as diferenças; a melhora da autoestima, autoconfiança e aceitação, sobretudo, quando bem planejada e de forma lúdica, sempre buscando incentivar a criativa e interação entre os praticantes.
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