Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTANA, Maria Eduarda Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de jovens e adultos/EJA: diálogos do estágio de docência na EJA, com o projeto pedagógico do curso/PPC de pedagogia e as implicações na formação docente
    (2019-06-24) SANTANA, Maria Eduarda Pereira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    Neste trabalho abordamos a Educação de Jovens e Adultos, fazemos um diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A investigação tem como problema de pesquisa: qual o lugar da Educação de Jovens e Adultos no diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia? O estudo de abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados: o relatório do estágio de docência na EJA, duas entrevistas com sujeitos da EJA; e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A unidade de ensino na qual ocorreu o Estagio foi a Escola Municipal Madre Maria Viganó, no município de Castanhal – Pará. Os autores que favorecem o diálogo sobre EJA foram: Freire (1996), Gadotti (2011), Haddad (2009), sobre Estagio Supervisionado: Pimenta e Lima (2009). Os resultados apontam a existência do lugar da EJA no curso de pedagogia, lugar que favorece para a afirmação; a visibilidade da relação teoria- prática, no âmbito do Estágio de docência na EJA e no diálogo como o PPC do Curso de Pedagogia. No estudo ficou evidenciado a aproximação teórico/prática que possibilita diversas implicações do Estágio de Docência em EJA, na Formação docente do graduando, no diálogo com o PPC, tais como: a compreensão da complexidade existente no exercício da prática docente na EJA; a presença da singularidade e a diversidade na EJA; o papel da necessidade de práticas pedagógicas comprometidas com uma concepção humanizadora na EJA, com a afetividade; esses dados foram evidenciados, entre docente e discentes na sala de aula, na escola estagiada. Também, foi possível caracterizar as limitações do lugar da EJA no PPC tais como: a questão da carga horária do Estágio em EJA, que poderia ser ampliada; a ausência de uma disciplina especifica sobre EJA, capaz de fundamentar o Estágio no PPC; a dificuldade de estagiar em turmas de EJA, pelo número de turmas reduzidos, para incluir todos os graduandos em formação da UFPA e outras instituições e o fato da oferta ser realizada apenas no horário noturno.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA