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Navegando por Autor "SANTANA, Adan Lucas Pantoja de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Terapêutica e prescrição medicamentosa: conhecimento dos acadêmicos de Odontologia da cidade de Belém-Pará
    (2020-10-01) SANTANA, Adan Lucas Pantoja de; PETTA, Thaís de Mendonça; http://lattes.cnpq.br/9837441263875599; https://orcid.org/0000-0003-4476-2667; COUTO, Roberta Souza D’Almeida; http://lattes.cnpq.br/8311184637940959
    A terapêutica e as prescrições medicamentosas são pilares fundamentais da formação do Cirurgião-Dentista sendo elas estratégias utilizadas com o intuito de controlar, prevenir e/ou tratar doenças. A gama de medicamentos que podem ser prescritos no âmbito odontológico é vasta, tornando fundamental o entendimento sólido das prescrições e sua influência na saúde geral do paciente. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento de acadêmicos de odontologia de instituições de ensino da cidade de Belém, no âmbito da terapêutica e da prescrição medicamentosa, no decorrer e ao final do curso. A pesquisa foi transversal e descritiva do tipo inquérito. Foram incluídos no estudo acadêmicos de odontologia de duas instituições de ensino da cidade de Belém do Pará que responderam ao questionário referente aos conhecimentos de: farmacologia/terapêutica medicamentosa, legislação em vigor referente à prática de prescrição odontológica e indicação/prescrição comum e em casos especiais de medicamentos no âmbito odontológico. Como resultados acerca do nível de acerto dos acadêmicos, observou-se um desempenho ruim para 57,8% dos acadêmicos, nível razoável para 35,2%, nível bom para 7%, sendo que nenhum acadêmico apresentou nível excelente. Dentre os questionamentos realizados aos acadêmicos sobre terapêutica e prescrição medicamentosa, houve diferença entre as instuições avaliadas nos tópicos: substituição de prescrição por farmacêutico; fármacos associados ao metronidazol na terapia de periodontite agressiva; influência de anti-inflamatórios não esteroides (AINES) na hipertensão arterial e função renal; formas farmacêuticas de prescrição para crianças; e vasoconstritor não recomendado para gestantes. As principais deficiências no conhecimento dos acadêmicos, de ambas instituições avaliadas, foi nos quesitos: medicamentos de uso em emergências médicas, concentração de fluoretos de uso diário e em enxaguantes. Já com relação às maiores taxas de acertos, o desempenho foi melhor nos questionamentos sobre: substituição de prescrição por farmacêutico, formas farmacêuticas de prescrição para crianças e princípio ativo da marca comercial Periogard®. Com este estudo concluiu-se que o conhecimento dos acadêmicos de odontologia da cidade de Belém-Pará é insuficiente para realizar uma prescrição adequada, com segurança e de qualidade, mostrando necessidade de readequações das metodologias de ensino-aprendizagem na terapêutica medicamentosa, incluindo abordagens mais sofisticadas e dinâmicas, com educação continuada e avaliações teórico-práticas constantes ao longo da graduação.
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