Navegando por Autor "SALES, Marcelino Pinheiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: a experiências do “Projeto ESCOLIBRAS” no município de Breves-PA(2021-10-21) SALES, Marcelino Pinheiro; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Esta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações do projeto “Escolibras” como ação inclusiva voltada para o processo ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais em turmas regulares do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Dr. Lauro Sodré. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os sujeitos investigados foram: 02 (dois) diretores escolares e 02 (dois) coordenadores pedagógicos das referidas escolas. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa está ancorada nos autores: Goldfeld (2002); Karnopp (2004); Cunha (2012), Albres (2012) e outros. Os resultados apontam que as metodologias adotadas no projeto se apresentam de forma diversificada, com a utilização de materiais concretos, livros didáticos, apostilas e a lousa como recurso pedagógico. A mesma pesquisa, também revela, que as dificuldades são muitas e também são grandes, tais como: a falta de recursos didáticos; as escolas ainda não têm recursos financeiros para a compra de materiais didáticos para o ensino de Libras. Este estudo nos mostra que as expectativas dos entrevistados se relacionam as ações do projeto, não sendo uma ação isolada, mas que continuem nos anos posteriores e que outras escolas utilizem com os alunos e diversos espaços sociais.