Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RODRIGUES, Evana Kelly dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio: concepções de discentes e docentes acerca da linguagem, língua e fala
    (2023-09-25) RODRIGUES, Evana Kelly dos Santos; SOUSA, Paulo Santiago de; http://lattes.cnpq.br/1577428069017007; https://orcid.org/0000-0003-4113-1085
    Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de discentes e docentes acerca do processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Médio, especificamente em relação aos conceitos da tríade da comunicação (língua, linguagem e fala). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio da aplicação de um questionário a alunos e professores de uma escola pública do município de Capanema - PA. Quanto à fundamentação teórica, nos apoiamos nos estudos de Saussure (1916), Bagno (1999), Travaglia (2000), Soares (2002), Antunes (2003, 2008), Geraldi (2005, 2008), entre outros, pois suas pesquisas abordam teorias linguísticas que discorrem desde a análise estruturalista e textual às interações linguísticas em contextos socioeducacionais. Os resultados da pesquisa revelam que as percepções sobre língua, linguagem e fala apresentam variação quando se verifica a perspectiva mais estruturalista e normativa nas respostas dos alunos, e uma abordagem mais sociolinguística e comunicativa na concepção dos professores. Concluímos, portanto, que as divergências e convergências observadas nas perspectivas dos participantes da pesquisa podem ter influências sociais, culturais e educacionais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA