Navegando por Autor "RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri(2020-11-21) RIBEIRO, Islanny Cristina Rodrigues; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185A pesquisa intitulada Práticas Educativas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos Surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri apresenta como foco o AEE para Surdos na escola como também ilustra o tipo de atendimento que os alunos Surdos deveriam ter. Além disso conto a minha experiência escolar no Atendimento Educacional Especializado para compreender, a partir da experiência de aluna surda, como deve ser o atendimento ao aluno Surdo dentro da sala de recursos multifuncionais. O objetivo geral é analisar as práticas educativas do professor do AEE e de maneira específica verificar a formação inicial e continuada do profissional que atende alunos Surdos no AEE, analisar a importância do AEE e investigar se os métodos estão de acordo com o aprendizado do aluno Surdo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, desdobrando-se em um estudo de caso. Fiz uso da entrevista semiestruturada com o professor Surdo do AEE bem como da observação in lócus. Os dados foram analisados e discutidos, com base na análise de conteúdo de Bardin, em cinco categorias: práticas educativas, planejamentos, metodologias, limite de possibilidades do AEE e professor Surdo: modelo identitário e linguístico. Os resultados ilustram que os alunos Surdos necessitam de recursos adaptados, ampliação do tempo do atendimento e a importância da figura do professor Surdo no AEE como modelo identitário e linguístico.