Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RIBEIRO, Carla Talita Alves"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Imagens, sentidos e TDAH: representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Amazônia Bragantina
    (2019-08-21) RIBEIRO, Carla Talita Alves; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    O presente estudo tem como objetivo analisar as representações sociais dos professores da região dos caetés sobre o aluno com TDAH e as implicações na prática de ensino na Região Amazônica. Como suporte teórico-metodológico, adotamos a Teoria das Representações Sociais a partir tridimensionalidade de Moscovici: conceito, imagens e atitudes para construção de um campo representacional, no qual cada dimensão se configurou como estrutura condutora e campo de análise, onde se destacou as objetivações e ancoragens constituidoras dessa representação. Participaram do estudo 05 professoras que atuam no Ensino Fundamental da cidade de Bragança-PA. A problemática investigada e quais são os processos constituidores das representações sociais dos professores sobre a pratica de ensino para os alunos com TDAH? Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário sociodemográfico; b) Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); e c) Roteiro de Entrevista Semiestruturada. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados nos mostram que as professoras são peças fundamentais nesse processo de inclusão, desde o ensino aprendizagem dos alunos, para superar as dificuldades encontradas através do transtorno, á buscar de estratégias, onde as docentes são as mediadoras do conhecimento, buscando sempre inovação e empenho ao elaborar suas aulas. Chegamos à conclusão de que os professores precisam conhecer o aluno com TDAH, e não apenas o transtorno e por meio de intervenções pedagógicas, ajuda esses discentes a superar as dificuldades, potencializando as suas habilidades.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA