Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "REIS, Ruam Waldiney Santos dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ações de inclusão social no ensino médio para o ingresso na universidade: perfil do estudante e proposta extensionista
    (2025-04-03) REIS, Ruam Waldiney Santos dos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O trabalho analisa os impactos do projeto Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: o perfil do estudante para o ingresso na universidade e ações de intervenção, da Faculdade de Matemática do campus universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, sobre a decisão dos estudantes do Ensino Médio e de cursinhos em prosseguir com os estudos em nível superior, com breves considerações sobre as representações de estudantes sobre a Matemática. Parte do princípio de que a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior para estudantes de escolas públicas, é marcada por diversas adversidades. Nesse sentido, é importante realizar uma orientação profissional no percurso formativo a partir da oferta de atividades que coloquem em interação o público da escola básica com a universidade. O trabalho de campo foi subdividido em dois momentos: a efetivação da proposta de intervenção e a coleta de dados por meio de uma abordagem qualitativa descritiva que tomou como instrumento de coleta o questionário com o uso da plataforma Google Forms para entender melhor os desafios enfrentados por estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na universidade. O Resultado, analisado por amostragem estatística, destacou a importância de trabalhar o aspecto emocional dos estudantes que manifestaram, dentre outras emoções, medo em relação ao acesso ao Ensino Superior, com destaque às representações sociais sobre a Matemática. Além disso, a falta de preparação em seminários, cálculos e leitura durante o ensino básico os coloca em risco de abandonar os cursos universitários. Finalmente, os resultados enfatizam as dificuldades de políticas enfrentadas pelos estudantes das escolas durante o ingresso no Ensino Superior, evidenciando a necessidade de um suporte mais eficaz para esses alunos. Como impacto positivo do projeto extensionista está o próprio processo formativo ministrado nas feiras, nos seminários e palestras, nas cartilhas e portifólios e, principalmente, na interação do Estudante do Ensino Médio e o do Ensino Superior por meio das ações realizadas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA