Navegando por Autor "REIS, Naianne Cristina"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prevalência de sintomas depressivos em estudantes da área da saúde: revisão integrativa da literatura(2018) OLIVEIRA, Márcia Pena de; REIS, Naianne Cristina; PEREIRA, Luciléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/1195286832930201Considerando a relevância do tema depressão em acadêmicos da área da saúde, não somente para a comunidade acadêmica, mas para a comunidade em geral, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre a prevalência de sintomas depressivos em estudantes da área da saúde. Os artigos foram obtidos através de pesquisa na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com palavras chaves pré-selecionadas, obtendo-se estudos indexados na base de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO e outros no período compreendido entre 2005 e 2015. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um instrumento previamente elaborado. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, 18 (dezoito) publicações foram incluídas no estudo. Constatou-se que a população estudada carece de atenção, uma vez que, os alunos do curso da área da saúde apresentaram número de pontos de sintomas indicativos de depressão superiores a 20 no Inventário de Depressão de Beck. Esses dados são muito significantes, pois apontam nível elevado de sintomas depressivos que sugere alta probabilidade do desencadeamento ou a presença da depressão. Assim, a implantação de programas de suporte psicológico aos alunos, deve ser realizada e divulgada, com o objetivo de dar suporte para lidarem com as situações conflituosas inerentes à vida acadêmica e qualidade de vida pessoal, prevenindo possíveis disfunções e distúrbios.Com o intuito de contribuir para a mudança desta realidade buscando uma maior reflexão acerca da saúde mental dos universitários desta instituição e a preocupação com o bem-estar dos mesmos, sugerimos continuidade deste estudo e pesquisa nas faculdades desta instituição de ensino. Também seria interessante que se divulgasse mais notoriamente o serviço de apoio psicológico aos estudantes de modo a proporcionar maior segurança na procura do atendimento.