Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RAMOS , Graciane Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos e práticas avaliativas dos(as) professores(as), Tracuateua-PA
    (2025-10-09) RAMOS , Graciane Pereira; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    O Trabalho de Conclusão de Curso resulta de uma pesquisa realizada nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de Tracuateua, Estado do Pará, sobre a avaliação da aprendizagem e as práticas avaliativas desenvolvidas pelos professores(as) na etapa da Educação Básica. O objetivo principal foi analisar de que maneira as avaliações eram aplicadas nas turmas da EJA, considerando as falas dos professores(as) e alunos. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica e na pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes das turmas das 2ª, 3ª e a 4ª etapas. Os resultados da pesquisa evidenciaram, que, embora ainda haja as avaliações através das provas, trabalhos escritos e de pesquisa, há uma movimentação por partes dos docentes em propor as avaliações pensadas no aluno como sujeito ativo no processo avaliativo. As falas dos alunos evidenciaram que o cuidado é parte integrante desse processo, ou seja, os professores(as) valorizam os seus conhecimentos e as suas leituras de mundo. Conclui-se, que quando as avaliações são realizadas de forma contínua, diagnóstica e inclusiva, contribui para a permanência dos estudantes e facilita o seu aprendizado. Fortalecendo a sua autonomia e possibilitando a inserção do sujeito jovem e adulto na sociedade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA