Navegando por Autor "RAMOS, Ana Isabela Manito"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Questões de gênero e sua relação com a desmotivação de mulheres dos cursos de computação na região metropolitana de Belém: estudo de caso utilizando análise do discurso e mineração de dados(2022) RAMOS, Ana Isabela Manito; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564Diante de um cenário de pouco incentivo às mulheres para ingressar na área da Computação, os cursos universitários têm uma pequena quantidade de mulheres e um alto índice de evasão daquelas que ingressam. Este trabalho busca identificar as razões que levam tantas mulheres à desistência da trajetória acadêmica por meio da aplicação de um questionário sobre a vivência feminina nos cursos relacionados à Computação na Região Metropolitana de Belém. No decorrer da presente pesquisa, várias mulheres importantes na história da Computação são apresentadas, assim como suas grandes contribuições para a área. Para analisar as respostas do questionário, foram utilizados os softwares IRAMUTEQ e WEKA, aplicando algoritmos de análise de discurso, bem como Mineração de Dados para identificar padrões entre as respostas, e, posteriormente, identificar os motivos da evasão. Dentre os motivos identificados, apontam-se a falta de encorajamento, em razão de diferenças de tratamento com relação aos gêneros e a expectativas não alcançadas no decorrer do curso. O ambiente acadêmico também foi um dos motivos reconhecidos, dadas as dificuldades sociais e didática dos professores. Por fim, nota-se que a baixa representatividade feminina também é um fator identificado no presente estudo. Os resultados obtidos durante as etapas de análise de discurso e Mineração de Dados servirão como base para uma análise mais profunda em trabalhos futuros, para fomentar ações de incentivo a pessoas do gênero feminino tanto a ingressar nos cursos quanto concluir suas trajetórias acadêmicas.