Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RAMOS, Ana Isabela Manito"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Questões de gênero e sua relação com a desmotivação de mulheres dos cursos de computação na região metropolitana de Belém: estudo de caso utilizando análise do discurso e mineração de dados
    (2022) RAMOS, Ana Isabela Manito; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564
    Diante de um cenário de pouco incentivo às mulheres para ingressar na área da Computação, os cursos universitários têm uma pequena quantidade de mulheres e um alto índice de evasão daquelas que ingressam. Este trabalho busca identificar as razões que levam tantas mulheres à desistência da trajetória acadêmica por meio da aplicação de um questionário sobre a vivência feminina nos cursos relacionados à Computação na Região Metropolitana de Belém. No decorrer da presente pesquisa, várias mulheres importantes na história da Computação são apresentadas, assim como suas grandes contribuições para a área. Para analisar as respostas do questionário, foram utilizados os softwares IRAMUTEQ e WEKA, aplicando algoritmos de análise de discurso, bem como Mineração de Dados para identificar padrões entre as respostas, e, posteriormente, identificar os motivos da evasão. Dentre os motivos identificados, apontam-se a falta de encorajamento, em razão de diferenças de tratamento com relação aos gêneros e a expectativas não alcançadas no decorrer do curso. O ambiente acadêmico também foi um dos motivos reconhecidos, dadas as dificuldades sociais e didática dos professores. Por fim, nota-se que a baixa representatividade feminina também é um fator identificado no presente estudo. Os resultados obtidos durante as etapas de análise de discurso e Mineração de Dados servirão como base para uma análise mais profunda em trabalhos futuros, para fomentar ações de incentivo a pessoas do gênero feminino tanto a ingressar nos cursos quanto concluir suas trajetórias acadêmicas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA