Navegando por Autor "RAMOS, Adriana da Luz"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down(2020-11-21) RAMOS, Adriana da Luz; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições e produções do conhecimento acerca do uso da Tecnologia Assistiva no ensino da Matemática para alunos com Síndrome de Down. Recorremos a metodologia Estado do conhecimento por se tratar de um método de estudo que nos possibilita pesquisar qualquer espaço/tempo, área de interesse e quais temas relevantes estão em discursão tanto no campo teórico como no prático. O levantamento de dados foi realizado no site de pesquisa “Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (CAPES) especificamente no catálogo de Teses e dissertações entre os anos de 2015 a 2020. No total selecionamos 13 trabalhos em diferentes contextos educacionais sejam eles na educação básica ou superior. Produções do conhecimento que foram realizadas em diferentes programas e regiões do Brasil. Na qual foram criteriosamente analisadas e discutidas seus respectivos objetivos, metodologias, objetos de estudo, os principais fundamentadores teóricos, os resultados e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de indivíduos com deficiência. Os resultados apontam para as inúmeras formas de se pensar em Tecnologia Assistiva, que vai desde uma simples adaptação do material escolar a sofisticados meios tecnológicos ou digitais. Asseveram ainda que o aluno com Síndrome de Down de acordo com suas especificidades e ritmo de aprendizagem é capaz de compreender a matemática e quando passar a utilizar a TA o conhecimento é otimizado e melhor compreendido.