Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "QUADROS, Alana Tathielly dos Reis"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Escrita e desigualdade: reflexos do meio social na aprendizagem de estudantes de uma escola pública de Bragança-PA
    (2025-11-07) QUADROS, Alana Tathielly dos Reis; MOURA, Rodrigo Milhomem de; http://lattes.cnpq.br/3820645374526854; https://orcid.org/0000-0002-5156-2076
    Este estudo tem como objetivo discutir o impacto do meio social no processo de desenvolvimento da escrita de alunos/as do 2º ano do ensino médio de uma escola pública estadual localizada na cidade de Bragança-PA, buscando compreender como fatores internos e externos à escola influenciam o desempenho desses/as estudantes em atividades de produção textual escrita. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), utilizando questionários aplicados aos/às discentes e uma entrevista com a professora da turma, além de observações em campo realizadas durante essas experiências formativas. Os resultados obtidos demonstram que as condições de vulnerabilidade econômica e a necessidade de conciliar estudos com responsabilidades familiares interferem diretamente na aprendizagem da escrita. Contudo, observou-se também que o meio social pode potencializar o desenvolvimento da escrita, quando a escola reconhece as experiências e os repertórios culturais dos/as estudantes. Conclui-se que o ensino da escrita deve ser pautado em práticas dialógicas e inclusivas, valorizando a autoria, o protagonismo e o contexto sociocultural como elementos fundamentais para a formação crítica e cidadã.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA