Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PINTO, Eduardo Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre atividades práticas de educação ambiental na educação infantil
    (2023-12-21) PINTO, Eduardo Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Este artigo objetiva refletir sobre práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) na Educação no Infantil (EI). Fundamenta-se em pesquisas bibliográficas com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro a novembro de 2023 a partir principalmente de periódicos disponíveis das bases de dados do google acadêmico, anais de eventos, catálogo e biblioteca digital de monograma da Universidade Federal do Pará (UFPA). As palavras de buscas utilizadas foram: EA, EI, práticas pedagógicas e suas possíveis combinações. Selecionou-se uma amostragem de 19 publicações para análise do conteúdo. Os resultados indicam que a temática possui diversas limitações de abordagem da EA no EI, é necessário desenvolver mais pesquisas nessa área, bem como a necessidade de promover uma formação adequada, principalmente no curso da FAPED/CCAST, para que de fato essa inclusão se consolide, dentro das escolas públicas. Verificou-se também, tantos educadores quanto os documentos orientadores, delineiam caminhos à EA. Porém, as informações apresentadas no levantamento realizado demonstraram ser insuficientes para os desdobramentos de boas práticas de EA no EI. Conclui-se o quão necessário são as atividades práticas de EA no EI, cabendo aos gestores da educação, às escolas e aos profissionais da educação proporcionar atividades que envolvem essa riqueza temática com suas potencialidades de fazer os educandos se aproximarem mais do conhecimento e de uma consciência ambiental desde as séries iniciais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA