Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PIERONI, Vanessa Martins Frota Vieira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    L’usage des méthodologies actives dans une classe de français langue étrangère aux cours libres de l’UFPA
    (2023-07-11) PIERONI, Vanessa Martins Frota Vieira; ROCHA, Thiago Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3379643225245078
    Esta tese apresenta uma reflexão sobre os modelos pedagógicos desenvolvidos por Becker (1999), desde os mais tradicionais aos mais inovadores, confrontando-os com as expectativas sociais de suas respectivas épocas. O estudo visa demonstrar como as metodologias ativas podem contribuir significativamente com as novas demandas pedagógicas, principalmente após a pandemia, momento que tornou inviável de maneira repentina o ambiente de ensino e aprendizagem, contando apenas com as tecnologias ou ambientes virtuais para garantir a continuidade do ensino e reduzir os danos à educação. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica teórica, buscamos caracterizar as metodologias e seus princípios, bem como demonstrar a operacionalidade de determinados métodos, como a aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem por pares, sala de aula invertida e gamificação. Além disso, pretende contrapor a metodologia proposta à realidade, diante da observação de campo de uma turma de 5º nível do curso livre de francês língua estrangeira da Universidade Federal do Pará (UFPA), que ocorre à distância desde a pandemia de Covid -19. A pesquisa discute como as metodologias ativas podem contribuir com as expectativas pedagógicas e ressignificar o papel do professor, especialmente diante das possibilidades advindas com as novas tecnologias. Nesse sentido, este trabalho propõe uma interpretação da prática docente conforme a atitude atual dos alunos em relação à sua aprendizagem, de forma a valorizar a aprendizagem significativa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA