Navegando por Autor "PIEDADE, Ana Celia Nascimento da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação matemática: percurso formativo e enfrentamentos da docência(2025-04-03) PIEDADE, Ana Celia Nascimento da Silva; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema Formação Matemática: percurso formativo e enfrentamentos da docência e se apresenta no formato de portfólio acadêmico. O objetivo é refletir sobre a trajetória formativa da autora e suas interlocuções em meio aos desafios encontrados na Formação Inicial para a docência em Matemática, com base em experiências práticas e produção acadêmica durante a graduação. O portfólio é composto por três trabalhos acadêmicos: Aplicações dos Múltiplos: da Matemática para a vida dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental; O Tangram como ferramenta pedagógica para o ensino da Matemática: experiência no PIBID; e Vivências e desafios no Estágio III: uma imersão na Educação de Jovens e Adultos. A metodologia adotada inclui a análise dessas produções acadêmicas à luz das diretrizes da Faculdade de Matemática da UFPA, bem como, a reflexão sobre a prática docente. Os resultados indicam que a Formação Inicial dos professores de Matemática pode se fortalecer com experiências práticas em interações junto aos PIBID e os estágios supervisionados, permitindo um ensino dinâmico e contextualizado. Conclui-se que a Formação Matemática na Licenciatura deve articular teoria e prática para preparar os futuros docentes para os desafios em aula de Matemática.