Navegando por Autor "PEREIRA, Isabelly Coutinho"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de significação da criança surda através dos sentidos corporais(2018-12-19) PEREIRA, Isabelly Coutinho; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Tivemos como objetivo, principal, compreender o processo de construção da significação inata a partir dos sentidos corporais. Especificamente, identificar a habilidade de compreensão e produção dos sentidos corporais da criança surda dos anos iniciais. Registrar a importância do contexto no processo de significação e o aspecto social da cognição da criança surda. Pressupomos que a criança surda incorpora o processo de significação dos sentidos corporais, a partir dados contextuais que compõem sua vida diária. Nesta perspectiva, adotamos como aporte teórico Quadros (1997) sobre aquisição da linguagem (AL) em crianças surdas. Participaram deste estudo 4 alunos surdos da educação infantil de uma Unidade de Ensino Especializado na cidade de Belém-Pa, com idades entre 6 e 8 anos, sendo duas do sexo feminino e dois do sexo masculino. O material da pesquisa consistiu de um vídeo de 15 minutos referentes aos sentidos dos participantes: visão, olfato, paladar, tato e audição. Os dados confirmaram que a criança surda incorpora o processo de significação dos sentidos corporais, a partir de dados contextuais que compõem sua vida diária.