Navegando por Autor "PAULA, Julio Cesar Abreu de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sociabilidades em linha: as “lan-houses” nas memórias de um gamer-historiador de Castanhal (PA) - 2000-2010(2025-09-05) PAULA, Julio Cesar Abreu de; GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; http://lattes.cnpq.br/0656841754619406; https://orcid.org/0000-0003-3219-4404As lan-houses foram centros públicos de acesso privados fundamentais durante a primeira década do século XXI. Em todo o país, elas se popularizaram tanto por viabilizar o acesso à internet quanto por formar espaços de sociabilidades e pontos de encontro para a juventude. No entanto, destaca-se que a importância das lan-houses reside no fato delas proporcionaram este acesso às populações menos abastadas e que não possuem contato com o universo digital. Este cenário é condizente com a realidade castanhalense, especialmente entre 2000 e 2010, pois os moradores não possuíam nem computadores, nem internet em seus domicílios. Nesse sentido, este trabalho pretende abordar estes espaços de sociabilidades que foram desenvolvidos dentro das lan-houses Mundo-Online e CyberMatrix localizadas no município de Castanhal através dos jogos Ragnarok e Warcraft. Para isso, procura-se utilizar a História Oral como principal metodologia, recuperando as memórias de quem gerenciou essas lan-houses: Elias Araujo Ferreira e Eidi Hashimoto. Além disso, analisa-se os periódicos locais com o intuito de compreender o funcionamento e a distribuição da internet no município. Deste modo, procura-se revelar e evidenciar esses centros como espaços complexos que não funcionavam somente para oferecer serviços de acesso à internet ou jogos digitais. Assim, a pesquisa expõe que as lan-houses estudadas possuíam, também, um papel social dentro do município, pois elas, através de seus proprietários, ensinavam os moradores a usarem os computadores, à fazerem trabalhos escolares. Somado a isso, constituíam verdadeiros espaços de sociabilidades em volta de jogos digitais como Ragnarok e Warcraft III, contribuindo para a criação e o fortalecimento de amizades. Sendo assim, conclui-se que elas contribuíam fortemente para a inclusão digital e para o lazer de inúmeros castanhalenses.