Navegando por Autor "PANTOJA, Doralice da Costa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Parceria escola e família: a importância da família no processo ensino-aprendizagem da criança(2018-05-02) PANTOJA, Doralice da Costa; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741A relação entre a escola e a família dos alunos ainda possui muitos mitos. Ocorre muitas vezes a oposição de ideias, mesmo que ambas tenham um objetivo em comum: o pleno desenvolvimento das crianças. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil São João, no município de Abaetetuba/Pará. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da relação entre a família e a escola para que a criança tenha um pleno desenvolvimento no processo de aprendizagem visando uma educação efetiva. Para o embasamento teórico, utilizaremos alguns autores como Goldemberg, Triviños, Giddens, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em especial, as teorias de Vygotsky e Piaget, para melhor compreender a discussão referente ao tema do trabalho. Os sujeitos participativos desta pesquisa foram os professores, pais de alunos, alunos e coordenação pedagógica. Para tanto, este trabalho está organizado em três partes, a primeira versa a respeito dos conceitos de aprendizagem, abordando os estudos de Piaget e Vygotsky, bem como as funções que a escola e a família representam no processo de aprendizagem. Na segunda parte aborda a importância da família na formação da criança, enfatizando o processo de participação da família na escola, ressaltando a importância do conselho escolar como mediador na relação entre família e escola. A terceira parte encarrega-se da pesquisa, aplicação de procedimentos para a coleta de dados, análise dos dados e resultados obtidos. Essa pesquisa nos levou a concluir que na dinamicidade das práticas escolares, os docentes são agentes históricos, profissionais com uma grande responsabilidade social, que devem constantemente estar em busca de formação continuada, como verdadeiros pesquisadores e estudiosos, o que deverá contribuir para fortalecer a participação da família no processo educacional dos alunos.