Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PAIVA, Raissa Stephany Teixeira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Filtro Sallen-Key como pocket-lab para ensino de identificação e controle de sistemas dinâmicos
    (2025-09-23) PAIVA, Raissa Stephany Teixeira; TEIXEIRA, Raphael Barros; http://lattes.cnpq.br/4902824086591521; https://orcid.org/0000-0003-2993-802X
    Este trabalho aborda o desenvolvimento de um Pocket-Lab, ou laboratório de bolso, que é baseado em um filtro de Sallen-Key. Esta ferramenta tem a finalidade do estudo de sistemas dinâmicos. Foi projetado para não ter a necessidade de uma fonte externa de alimentação para o circuito, sendo implementado apenas um microcontrolador Arduino e a linguagem Python, o que torna uma tecnologia mais compacta, acessível e de fácil manuseio. Foi apresentada a utilização do filtro para estudo de identificação de sistemas, onde um modelo matemático do filtro foi gerado a partir de dados reais e posteriormente é confrontado com o modelo nominal, modelado a partir da teoria de circuitos, de onde se obtiveram ótimos resultados de ajuste. Foram realizados também experimentos de projeto de controladores lineares do tipo PI e PID, visando demonstrar a funcionalidade do filtro para o desenvolvimento de habilidades de projeto de controle. A ideia do projeto é fornecer uma ferramenta de auxílio para o estudo e aprendizado dos alunos nas competências de identificação, análise de controle de sistemas lineares. Com essa tecnologia, espera-se que professores e alunos possam interagir com sistemas físicos de forma prática e intuitiva, sem a necessidade de estarem em um laboratório convencional. O que possibilita atividades tanto em aulas presenciais quanto em ambientes remotos, assim promovendo uma experiência mais imersiva e acessível no estudo de controle de sistemas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA