Navegando por Autor "NASCIMENTO, Sabryna Lisboa Figueredo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do desenho como ferramenta do ensino de História no fundamental em contexto socioeducativo: uma experiência a partir do PIBID, UFPA-Ananindeua(2025-09-17) NASCIMENTO, Sabryna Lisboa Figueredo; CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; https://orcid.org/0000-0002-4008-5235Na experiência da oficina realizada na escola Antônio Carlos Gomes da Costa, chamada "'Cartografia da Liberdade ", foi demonstrada a importância de metodologias ativas onde torna o aluno como protagonista de suas próprias histórias, abordando Isabel Barca sobre a valorização do seu conhecimento prévio da sala de aula sendo esse aluno do ensino regular ou socioeducativo. Entretanto, é importante afirmar que em regime socioeducativo é necessário senso de dinamicidade e tat maior para dar voz à essas histórias,considerando não só o ato infracional, mas também a própria autoestima do aluno em questão através do desenho, eles tinham a possibilidade de, não só contar suas histórias com leveza,mas também aprender de onde vieram e sobre patrimônio e territorialidade, tornando o conhecimento e a experiência de aprendizado tanto para os alunos em questão, quanto para nós aplicadores da oficina, fosse enriquecedora.