Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "NASCIMENTO, Rayene Maria do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O gênero textual entrevista na temática profissões
    (2018-03-08) NASCIMENTO, Rayene Maria do; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    Este trabalho é resultado de um projeto de ensino produzido e executado nas atividades das disciplinas Estágio Supervisionado I e II, ministradas no Polo de Tomé-Açu, Campus de Abaetetuba. O objetivo geral é desenvolver habilidades de compreensão e interpretação do gênero entrevista com a temática profissões. Para alcançar esse objetivo, pretende-se promover o conhecimento de tipos e das características das entrevistas, proporcionar a interpretação textual por meio do entendimento das funções sócio-discursivas e de estilo da entrevista, possibilitar a compreensão dos fenômenos de transcrição e dos processos de retextualização do texto por meio de escuta e de escrita, desenvolver a habilidade crítica do aluno por meio da temática profissões e ampliar o conhecimento sobre profissões através do gênero entrevista das seguintes profissões: cabeleireiro, comerciante, fotógrafo, gari, médico, motorista, prefeito, professor de português, radialista e servente escolar. A investigação está baseada nas recomendações dos PCNs (1998) e nas implicações pedagógicas de Antunes (2003, 2006). Explica-se sobre gênero textual de acordo com as concepções de Bakhtin (1997) e explana-se sobre entrevistas conforme Gil (2008) e Lage (2017). A transformação do texto oral/escrito e escrito/oral fundamenta-se em Marcuschi (2010) e o procedimento de ensino sobre o gênero, em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Espera-se que os alunos compreendam as principais características da entrevista (conteúdo, estrutura e estilo); desenvolvam habilidades de compreensão e produção de entrevistas orais e escritas; identifiquem marcações textuais pertencentes à modalidade oral; reconheçam diferenças e semelhanças entre a fala e a escrita quanto ao aspecto discursivo; entendam os processos comuns que envolvem a retextualização na passagem oral/escrito e escrito/oral; conheçam diferentes profissões e reflitam criticamente sobre a importância destas para a sociedade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA