Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "NASCIMENTO, Janderrier Aleteia Vasques do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a possibilidade de articulações entre: contexto amazônico, saberes docentes e resolução de problemas matemáticos
    (2017-04-24) NASCIMENTO, Janderrier Aleteia Vasques do; LEVY, Lênio Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1171794682934046; https://orcid.org/0000-0002-8513-9460
    Este trabalho voltou-se para a tentativa de percepção de determinados saberes passíveis de aquisição (ou de construção) por professores ao longo de suas vidas pessoais e profissionais. O intuito foi o de verificar se educadores manifestavam – em seus depoimentos sobre Resolução de Problemas Matemáticos – influências ligadas às suas vivências culturais, ou melhor, influências vinculadas ao contexto amazônico. Realizou-se uma pesquisa com duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Belém, Pará, cujos dados foram coletados por meio de entrevista e de questionário. Tentou-se verificar se docentes que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao manifestarem saberes do conteúdo (matemático) e saberes pedagógicos do conteúdo (matemático), expressavam aspectos da cultura local quando de suas falas e/ou de seus depoimentos escritos acerca da tendência metodológica chamada Resolução de Problemas Matemáticos. Concluiu-se que houve / há repercussões (nos saberes dos docentes investigados), embora em grau extremamente reduzido, de aspectos da cultura amazônica quando de manifestações (por parte dos professores) acerca da formulação e da resolução de problemas matemáticos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA