Navegando por Autor "MOURA, Danila Bacelar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O smartphone como ferramenta pedagógica no ensino de língua portuguesa: contribuições de um projeto de extensão no 5º ano do ensino fundamental(2022-02-11) MOURA, Danila Bacelar; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926O presente artigo teve como objetivo analisar o processo de uso pedagógico do smartphone no ensino de língua portuguesa para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública na cidade de Breves-PA. Esta é uma pesquisa bibliográfica e de campo, com uma abordagem predominantemente qualitativa, e para seu desenvolvimento e resultados foram aplicados questionários elaborados com perguntas fechadas, enviados e recebidos através de aplicativo de mensagens WhatsApp, com uma (1) professora ministrante da disciplina de língua portuguesa do 5° ano do ensino fundamental, sendo esta participante do projeto de extensão NTICs no processo educativo. Os dados coletados foram analisados e sistematizados à luz da análise do conteúdo. Destacam-se os principais autores que fundamentam esta pesquisa, que são estes: Lévy (1999), Libâneo (2012) Moran (1997), Montesdioca (2015), Ribeiro (2014), Santos (2021), Silva (2017), Soares (2016), Valente (2018). Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram como o uso consciente das NTICS pode auxiliar professores e alunos no processo educacional. E ainda que a formação continuada em mídias e tecnologias é uma questão que precisa ser levada em consideração, pois é através desta formação que os professores terão acesso às técnicas necessárias para o uso pedagógico da tecnologia. E por fim, que as atividades realizadas mediante ao projeto NTICs no processo educativo, proporcionaram aos alunos do 5° ano a continuidade de seus estudos, tendo como ferramenta o uso do smartphone.