Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MOTA, Thais Malato"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
    (2018-12-14) MOTA, Thais Malato; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo propor estratégias lúdicas indutoras para o ensino-aprendizado do sapateado norte americano, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. O lócus da pesquisa foi a igreja projeto vida, no bairro da Terra Firme, Belém/PA. Participaram oito crianças na faixa etária de 7 a 10 anos. Trago para esta pesquisa como teoria de base a psicomotricidade, a partir dos teóricos, Alves (2008) e Gallahue e Ozmum (2005), cujos estudos tratam do desenvolvimento da criança e abordam sobre os aspectos psicomotores, considerando a coordenação motora, a percepção rítmica, o equilíbrio, a lateralidade, para o desenvolvimento motor, psico-social e afetivo da criança. Na área da ludicidade utilizo a autora Andrade (2013), cujos estudos voltam-se para a importância do jogar e do brincar. Dos estudos do sapateado trago a obra Sapateado: Vivências na Universidade, das autoras Teixeira (2016) e Oliveira (2016), cujos estudos abordam as possibilidades de ensino e traçam estratégias metodológicas. A metodologia desenvolvida direciona-se para a pesquisa-ação em abordagem qualitativa descritiva. Como resultado final apresento nove estratégias lúdicas como indutoras para o ensino do sapateado, por meio da ludicidade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA