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Navegando por Autor "MORAIS, Paulene Fernanda da Silva"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ludicidade e memória no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: práticas pedagógicas com idosos no CRAS Caeté
    (2025-10-23) MORAIS, Paulene Fernanda da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    O presente trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados de uma experiência pedagógica desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Caeté, localizado no município de Bragança-PA. Essa experiência ocorreu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com um grupo de idosos e teve como objetivo analisar como práticas educativas fundamentadas na ludicidade e no resgate de memórias de infância podem contribuir para o fortalecimento dos vínculos comunitários e para a valorização da identidade cultural. As atividades foram realizadas em dois encontros: o primeiro consistiu em uma roda de conversa sobre brinquedos e brincadeiras tradicionais, e o segundo envolveu a confecção e exposição de brinquedos artesanais. Os resultados evidenciaram que a ludicidade favoreceu a socialização, a expressão de afetos e a preservação de práticas culturais, além de revelar o papel do pedagogo como mediador social em contextos de vulnerabilidade. A experiência demonstrou que a atuação pedagógica no CRAS extrapola a dimensão recreativa, consolidando-se como instrumento de inclusão e cidadania. Apesar das contribuições, identificaram-se desafios relacionados à escassez de recursos e à necessidade de maior articulação interdisciplinar, o que aponta para a importância de aprofundar estudos e práticas voltadas ao fortalecimento da educação não formal no âmbito da assistência social.
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