Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MORAES, Maria Eliana de Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado: proposta de intervenção no 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Belém-Pa
    (2020-01-06) MORAES, Maria Eliana de Souza; OLIVEIRA, Emília Pimenta; http://lattes.cnpq.br/3683186030112093
    Tem-se como objetivo, no presente trabalho, relatar uma experiência realizada no período de estágio supervisionado obrigatório, em que tive a oportunidade de aplicar na prática o projeto “Açaí: essência da cultura amazônica” como proposta de prática de ensino, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal de Belém. O texto está organizado da seguinte forma: introdução, caracterização da escola onde foi realizado o projeto, trabalho pedagógico desenvolvido pela professora regente, organização do ambiente físico da sala de aula, materiais pedagógicos disponíveis, observação da prática docente, atividades desenvolvidas durante o estágio e práticas pedagógicas, parte em que será relatada a realização do projeto citado. As conclusões a que se chegou foram as seguintes: que o projeto “Açaí: essência da cultura amazônica”, de natureza interdisciplinar, teve como objetivo unir à abordagem de temas regionais, próximos a realidade e identidade dos alunos às áreas de conhecimento que a explicam, com a oportunidade do aprofundamento de seus componentes curriculares. A escolha do tema “açaí” se deve ao fato deste ser parte da identidade e cultura do paraense. O açaí é cultura material e, ao mesmo tempo, cultura imaterial por meio de mitos, narrativas e lendas. É um elemento formador de identidade, entendida antropologicamente como o “reconhecimento de si mesmo” em contraposição a alteridade, que se refere ao “reconhecimento do outro”. O trabalho com o açaí enquanto recurso e tema de pesquisa e ensino-aprendizagem foi valioso como prática do estágio e para além do esperado, apresentou à Escola a importância de um planejamento integrado, o prazer do trabalho coletivo que diante da realidade vivenciada pelos professores e alunos da referida escola, os quais precisavam respectivamente, no seu fazer docente e vida discente, de experiências que os envolvessem numa formação cidadã sustentável, alicerçada na pesquisa científica e no fortalecimento da cultura paraense.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA