Navegando por Autor "MORAES, Keiseane Farias de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise em uma escola no município de Muaná – PA(2025-09-18) MORAES, Keiseane Farias de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Deputado Osvaldo Brabo de Carvalho, situada em um contexto rural e ribeirinho no município de Muaná–PA. A pesquisa buscou responder à questão: quais práticas pedagógicas vêm sendo desenvolvidas pela professora alfabetizadora do 1o ano e como contribuem para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos? A investigação adotou abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com entrevistas informais e observação direta como instrumentos de coleta de dados, que foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que, apesar das dificuldades estruturais, da baixa participação familiar e das limitações materiais, a docente organiza práticas que integram cultura local, ludicidade e intencionalidade didática, favorecendo aprendizagens significativas. Observou-se que estratégias como o uso de nomes próprios, palavras geradoras ligadas ao cotidiano ribeirinho e produção de textos coletivos ampliam o repertório linguístico e fortalecem o vínculo entre escola e comunidade. Conclui-se que a alfabetização em contextos amazônicos demanda postura reflexiva, criatividade e compromisso social, demonstrando que práticas pedagógicas culturalmente situadas têm maior potencial de promover a formação de leitores e escritores críticos. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas que valorizem o trabalho docente em áreas rurais e ribeirinhas, garantindo formação continuada, investimento por meio de recursos públicos e condições adequadas para o exercício da docência.