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Navegando por Autor "MORAES, Keiseane Farias de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise em uma escola no município de Muaná – PA
    (2025-09-18) MORAES, Keiseane Farias de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Deputado Osvaldo Brabo de Carvalho, situada em um contexto rural e ribeirinho no município de Muaná–PA. A pesquisa buscou responder à questão: quais práticas pedagógicas vêm sendo desenvolvidas pela professora alfabetizadora do 1o ano e como contribuem para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos? A investigação adotou abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com entrevistas informais e observação direta como instrumentos de coleta de dados, que foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que, apesar das dificuldades estruturais, da baixa participação familiar e das limitações materiais, a docente organiza práticas que integram cultura local, ludicidade e intencionalidade didática, favorecendo aprendizagens significativas. Observou-se que estratégias como o uso de nomes próprios, palavras geradoras ligadas ao cotidiano ribeirinho e produção de textos coletivos ampliam o repertório linguístico e fortalecem o vínculo entre escola e comunidade. Conclui-se que a alfabetização em contextos amazônicos demanda postura reflexiva, criatividade e compromisso social, demonstrando que práticas pedagógicas culturalmente situadas têm maior potencial de promover a formação de leitores e escritores críticos. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas que valorizem o trabalho docente em áreas rurais e ribeirinhas, garantindo formação continuada, investimento por meio de recursos públicos e condições adequadas para o exercício da docência.
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