Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MONTEIRO, Evandro de Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Idosos e jogos digitais: uma contribuição para um envelhecimento ativo
    (2018) MONTEIRO, Evandro de Souza; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136
    Jogos digitais podem proporcionar maior interação tecnológica, lazer e motivação aos idosos, além disso, o benefício de manter ou estimular funções cognitivas. Contudo, para que esses benefícios sejam alcançados é necessário que os jogos levem em consideração as particularidades e limitações de cada idoso que pode ser decorrente do seu processo natural de envelhecimento. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um aplicativo para dispositivos móveis na plataforma Android, chamado “Pará Memória” onde é representado por um jogo da memória desenvolvido com foco no público da terceira idade e descreve a experiência da sua utilização. Para este projeto foi realizado uma pesquisa qualitativa no Centro da Terceira Idade – Palácio Bolonha, onde são ofertados diversos cursos somente para idosos, inclusive o curso de informática que foi o ambiente de pesquisa deste trabalho. Na primeira fase do trabalho foram coletadas informações com 22 idosos a respeito de como eles gostariam que fosse o jogo, de forma que atendesse especificamente as suas necessidades. A segunda parte do teste foi realizada com 8 idosos por meio de um experimento prático com o jogo para coletar os resultados. A interpretação das informações reunidas neste projeto possibilitou identificar que é possível estimular a qualidade de qualidade de vida dos idosos associando o jogo como um meio de entretenimento motivacional e desenvolvedor das habilidades cognitivas, atuando e incentivando fortemente no raciocínio lógico, na memória e no desempenho da coordenação motora, com isso, maior percepção no domínio da linguagem ao interagir com o aparelho celular.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA