Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MONTEIRO, Edson da Mota"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos
    (2018-09-11) MONTEIRO, Edson da Mota; OLIVEIRA, Luana Cristina Silva; http://lattes.cnpq.br/4281379239705101; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729
    Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo fundamentado em Bogdan e Biklen (1994) e tem como finalidade analisar como as interações discursivas e o conhecimento cientifico são constituídos entre uma professora-monitora e alunos que participam do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, da Universidade Federal do Pará-Campus Castanhal. Essa investigação surgiu a partir das indagações realizadas pelo pesquisador em relação a como ocorrias as interações e discussões sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos em uma atividade de experimentação investigativa. Os principais referenciais teóricos utilizados nesse estudo são Mortimer e Scott (2002), através da estrutura analítica que os autores propõem e Malheiro (2016), Carvalho, et al. (2009) e Carvalho (2013) que tratam sobre experimentação investigativa. Nessa pesquisa foram analisados dois episódios extraídos de uma sequência de seis que estão sendo investigados em uma dissertação de mestrado. Os sujeitos que participaram da pesquisa são uma professora-monitora e um grupo de oito estudantes, como idades entre dez e doze anos. Os resultados dessa pesquisa apontam para o tipo de Abordagem Comunicativa e os Padrões de Interação que prevaleceram no decorrer da atividade de forma que o conhecimento científico fosse construído através da investigação desenvolvida.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA