Navegando por Autor "MOIA, Jennifer Anaud"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflexos do Pós Pandemia: um paralelo entre as turmas do 1º e 4º ano do ensino fundamental da escola Francisca Arnaud de Pina, Cametá-Pa(2025-04-01) MOIA, Jennifer Anaud; MARTINS, Egídio; http://lattes.cnpq.br/0023780308259461O artigo tem como objetivo analisar os reflexos da pandemia da COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Francisca Arnaud de Pina, em Cametá-PA, considerando os impactos distintos provocados pela interrupção das aulas presenciais e o ensino remoto. A investigação busca compreender como esses reflexos se manifestaram no retorno às atividades escolares, especialmente nas dimensões da alfabetização, da defasagem de aprendizagem e do envolvimento familiar. Para isso, utiliza a metodologia da autoconfrontação, que possibilita às professoras refletirem criticamente sobre suas práticas e experiências vivenciadas no contexto pós-pandêmico, permitindo identificar estratégias pedagógicas e emocionais mobilizadas diante dos desafios enfrentados. O estudo também propõe discutir a necessidade de apoio institucional e políticas públicas voltadas à recuperação do ensino e à valorização do trabalho docente em cenários adversos.