Navegando por Autor "MENDES, Manoel Henrique de Souza"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A química forense como elemento de contextualização no ensino médio: proposta de uma sequência didática(2021) MENDES, Manoel Henrique de Souza; SOUZA, José Pio Iúdice de; http://lattes.cnpq.br/1448978342555218O Ensino de Química no nível médio caracteriza-se, frequentemente, como um processo de aprendizagem pautado pela memorização e falta de significado. Os professores demonstram dificuldades em relacionar a química com eventos da vida cotidiana e priorizam a metodologia tradicional. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta de Sequência Didática (SD) que utilize métodos da química forense em uma abordagem de experimentação investigativa. Pretende-se fazer a contextualização dos conhecimentos químicos utilizando a Química Forense, que utiliza os conhecimentos químicos para auxiliar na resolução de crimes. Na SD, propõe-se o uso de recursos didáticos como vídeos e experimentação para fazer a conexão entre tópicos da química forense e alguns conteúdos de química abordados no ensino médio. A SD foi dividida em 4 momentos, nos quais estão detalhadas as atividades que os alunos deverão realizar sob a orientação do professor. Destaca-se o momento 3, no qual os alunos deverão participar de uma simulação de cena de crime e realizar experimentos como identificação de impressão digital, detecção de sangue, extração de DNA e cromatografia de papel. Espera-se que a contextualização possa tornar os conceitos químicos menos abstratos, fazendo com que os alunos relacionem os conhecimentos abordados em sala de aula com a vida em sociedade e, dessa forma, tenham uma maior motivação para a aprendizagem de química.